0
Inteligência Emocional

Superação

By setembro 10, 2018 No Comments

Ao escrever esse artigo me pego mais uma vez pensando que SUPERAÇÃO é o ar que respiramos.

Quantas pessoas pensam em superação como algo muito grande aos olhos comuns? Para alguns, SUPERAÇÃO é viver sem uma parte do corpo ou com a deficiência de algum órgão. Para outros, SUPERAÇÃO é voltar a viver depois de perder um ente querido e para outros é viver com um salário mínimo.

O que quer que seja SUPERAÇÃO pra você, posso garantir que deve ser tão presente e automático como o ar que respiramos.

A grande maioria das pessoas já disse alguma vez na vida que não era capaz de algo. Quando dizemos isso, estamos falando que não temos capacidade de superar alguma coisa que nos impede de realizar o necessário para termos algo que queremos.

Isso não passa de uma crença limitante que em algum momento da vida você pegou para si como verdade, aquelas verdades das nossas mães, do padre ou de alguém que tem relevância.

Na verdade, agimos muito mais em situações traumáticas do que em situações de conforto.

Nossa mente gera naturalmente hormônios que trazem felicidade, mas carregamos ele com tantas cargas negativas desde os primeiros minutos do nosso dia, que para ela reconhecer novas atitudes e recebe-las de forma natural, precisamos exercitar o mesmo comportamento por no mínimo 21 dias.

A primeira “phase” da nossa vida, a SUPERAÇÃO, exige ações vividas e comportamentos gerados nas outras 9 “phases” que movimentam nossa vida.

Vamos ao exemplo para ficar mais claro o pensar. Você recebe o aviso de demissão, como vamos falar da maioria, 74% dos profissionais não esperam o fato em suas vidas, e quando isso acontece uma situação de tristeza é gerada. Alguns ficam depressivos e outros param no tempo como se esperassem um milagre. Após o momento traumático, começam a pensar como passar ele, e se não entendeu sozinho alguém já lhe disse que precisa superar e seguir em frente.

A superação vem então da necessidade de sairmos desse estágio de letargia e impotência gerado na maioria. Começamos a partir daí, a ler classificados, a falar com os amigos se sabem de alguma vaga e a disparar currículos. Mas isso ainda não é a superação. Superar é entender os fatores que geraram o fato. Após entender, é necessário aceitar e não se culpar, entender a responsabilidade dos atos falhos, se houverem e não culpar a si próprio. Quando nos culpamos estamos gerando na nossa mente a ordem de punição pois todo culpado merece ser punido e isso acarreta mais problemas ainda o que torna a retomada mais desafiante. Ao entender que é responsável por algo que gerou a demissão, o cérebro entende que se é responsável por um resultado negativo é necessário então uma correção da rota e assim gerar um estado de alerta, observação e mais estudo sobre o assunto em questão.

A superação exige então, se conhecer um pouco mais, precisa se comunicar, precisa de uma força maior, de foco no assunto, de entender a missão a ser cumprida, de disciplina, passar por cima da dificuldade de que precisa buscar apoio e aceitar que pode se inspirar em quem já passou pelo mesmo fato e além disso cuidar da saúde.

Quando essa roda gira, a superação é percebida não porque outro emprego apareceu mas sim porque você acredita que não mais falhará e, se caso isso acontecer, você estará pronto para superar novamente.

Superação tem um tracinho na nossa cadeia do DNA, pois todo os dias ao acordarmos já superamos a ideia de que ficar na cama não é solução, a não ser que esteja de folga.

SUPERE-SE SEMPRE E GANHE UM PRESENTE DA VIDA TODOS OS DIAS.

Deixe seu Comentário
Phases Treinamentos

Phases Treinamentos

A Alta Perfomance gerada pela Inteligência Emocional te leva direto para o sucesso. O Método PHASES ensina como isso tudo é possível. Criador por Thereza Ferreira, se encontra registrado e disponível para uma deliciosa leitura em dois livros que já são sucesso com 3500 unidades vendidas de cada volume em 45 dias de lançamento.

Leave a Reply


Receba Novidades